“Uma sociedade bem organizada deve dar à juventude perfeita educação moral, uma boa educação física e uma esmerada educação intelectual. Deve formar-se o carácter, fortalecer-se o corpo, desenvolver-se o espírito.”
In, Santuário de Montanha, 1926
O Patrono
O Dr. Francisco Gomes Teixeira, foi a personalidade escolhida para patrono da Escola.
Nasceu em S. Cosmado, Armamar, a 28-01-1851.
Fez a instrução primária em S. Cosmado e os estudos liceais em Lamego.
Matriculou-se no curso de Matemática na Universidade de Coimbra, em 1869 e concluiu a formatura em 1874, com a classificação de 20 valores.
Aos 24 anos de idade, concluiu o doutoramento em Matemática com 20 valores. Iniciou a sua actividade docente em 1876 na Universidade de Coimbra. Foi promovido a Professor Catedrático 4 anos mais tarde.Em 1883 transfere-se para a Academia Politécnica do Porto. Em 23-08-1911, foi nomeado Reitor da Universidade do Porto e em 1919, Reitor Honorário da mesma. O seu valor intelectual foi reconhecido dentro e fora do País. Foi membro de várias Academias de Ciências e da Faculdade de Ciências de Lima (Peru); Doutor Honoris Causa pelas Universidades Central de Madrid, Toulouse e Santiago do Chile.
Fundou e dirigiu o “Jornal de Ciências Matemáticas e Astronómicas” e “Anais Científicos da Academia do Porto”.Colaborou em inúmeros jornais e revistas. Publicou alguns livros de carácter místico.
Faleceu em 8-02-1933. Encontra-se sepultado na Igreja Paroquial da sua terra natal.
HISTORIAL DO AGRUPAMENTO GOMES TEIXEIRA, ARMAMAR
Em 13 de maio de 1976, iniciou-se o Ciclo Preparatório Direto, sendo então extinta a Telescola que funcionava desde o ano letivo de 1965/66. Como a população estudantil não parava de aumentar devido à escolaridade mínima obrigatória, foi necessário construir pavilhões que formaram o complexo que se chamou Escola Preparatória D. João II.
Mais tarde, em 1990/91, com a escolaridade obrigatória de nove anos, passou a chamar-se Escola C+S de Armamar.
No ano letivo de 1996/97, foi inaugurada a Escola Básica dos Segundo e Terceiro Ciclos de Armamar que, no ano letivo de 1998/99, sob proposta do Conselho Pedagógico, passou a chamar-se Escola Básica dos Segundo e Terceiro Ciclos Gomes Teixeira – Armamar.
O Agrupamento de Escolas de Armamar, homologado em 26 de junho de 2003, agregou nessa data todos os estabelecimentos de ensino público do concelho de Armamar.
Em 26 de agosto de 2011, o Agrupamento de Escolas de Armamar passou a denominar-se “Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, Armamar”, com sede na Escola Básica Gomes Teixeira, Armamar.
Em 5 de dezembro de 2012, foi alterada a tipologia da Escola Básica Gomes Teixeira, Armamar para Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira, Armamar, com a introdução do ensino secundário no concelho.
Além das salas de aula e serviços distribuídos por dois pisos, dispõe ainda de um pavilhão gimnodesportivo, de construção pré fabricada, bem como de dois campos de jogos, em espaços destacados do edifício principal. Possui ainda uma zona envolvente ajardinada com área próxima de 1 hectare.