• Home
  • Agrupamento
    • Historial
    • Escolas do agrupamento
    • Serviços
    • Administração e Gestão
    • Documentos Estruturantes
    • Autoavaliação
    • RGPD
  • Alunos & EE
    • Calendário Escolar 2025-2026
    • Matrizes curriculares
    • Diretores de Turma 2025/26
    • Critérios de Avaliação
    • Provas / Exames
      • 2024/2025
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
    • Estatuto do Aluno
    • Manuais Escolares 25/26
    • Ferramentas de Apoio
  • Concursos
    • 2021/2022
    • 2022/2023
    • 2023/2024
    • 2024/2025
    • 2025/2026
  • Atividades & Projetos
    • Revista "Raízes"
    • Desporto Escolar
    • Escola Segura
      • SeguraNet
      • GNR Escola Segura
    • ERASMUS
    • GOMA
    • Somos Fruto da Nossa História
    • Chefe Às Terças - BLOG
      • Chefe Às Terças
    • 2022/2023
      • Halloween
    • 2023/24
  • Contacto
  • Arquivo
    • 21/22
    • 22/23
    • 23/24
    • 24/25
  • GIAE
  • Home
  • Agrupamento
    • Historial
    • Escolas do agrupamento
    • Serviços
    • Administração e Gestão
    • Documentos Estruturantes
    • Autoavaliação
    • RGPD
  • Alunos & EE
    • Calendário Escolar 2025-2026
    • Matrizes curriculares
    • Diretores de Turma 2025/26
    • Critérios de Avaliação
    • Provas / Exames
      • 2024/2025
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
    • Estatuto do Aluno
    • Manuais Escolares 25/26
    • Ferramentas de Apoio
  • Concursos
    • 2021/2022
    • 2022/2023
    • 2023/2024
    • 2024/2025
    • 2025/2026
  • Atividades & Projetos
    • Revista "Raízes"
    • Desporto Escolar
    • Escola Segura
      • SeguraNet
      • GNR Escola Segura
    • ERASMUS
    • GOMA
    • Somos Fruto da Nossa História
    • Chefe Às Terças - BLOG
      • Chefe Às Terças
    • 2022/2023
      • Halloween
    • 2023/24
  • Contacto
  • Arquivo
    • 21/22
    • 22/23
    • 23/24
    • 24/25
  • GIAE
  • Home
  • Agrupamento
    • Historial
    • Escolas do agrupamento
    • Serviços
    • Administração e Gestão
    • Documentos Estruturantes
    • Autoavaliação
    • RGPD
  • Alunos & EE
    • Calendário Escolar 2025-2026
    • Matrizes curriculares
    • Diretores de Turma 2025/26
    • Critérios de Avaliação
    • Provas / Exames
      • 2024/2025
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
    • Estatuto do Aluno
    • Manuais Escolares 25/26
    • Ferramentas de Apoio
  • Concursos
    • 2021/2022
    • 2022/2023
    • 2023/2024
    • 2024/2025
    • 2025/2026
  • Atividades & Projetos
    • Revista "Raízes"
    • Desporto Escolar
    • Escola Segura
      • SeguraNet
      • GNR Escola Segura
    • ERASMUS
    • GOMA
    • Somos Fruto da Nossa História
    • Chefe Às Terças - BLOG
      • Chefe Às Terças
    • 2022/2023
      • Halloween
    • 2023/24
  • Contacto
  • Arquivo
    • 21/22
    • 22/23
    • 23/24
    • 24/25
  • GIAE
  • Home
  • Agrupamento
    • Historial
    • Escolas do agrupamento
    • Serviços
    • Administração e Gestão
    • Documentos Estruturantes
    • Autoavaliação
    • RGPD
  • Alunos & EE
    • Calendário Escolar 2025-2026
    • Matrizes curriculares
    • Diretores de Turma 2025/26
    • Critérios de Avaliação
    • Provas / Exames
      • 2024/2025
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
    • Estatuto do Aluno
    • Manuais Escolares 25/26
    • Ferramentas de Apoio
  • Concursos
    • 2021/2022
    • 2022/2023
    • 2023/2024
    • 2024/2025
    • 2025/2026
  • Atividades & Projetos
    • Revista "Raízes"
    • Desporto Escolar
    • Escola Segura
      • SeguraNet
      • GNR Escola Segura
    • ERASMUS
    • GOMA
    • Somos Fruto da Nossa História
    • Chefe Às Terças - BLOG
      • Chefe Às Terças
    • 2022/2023
      • Halloween
    • 2023/24
  • Contacto
  • Arquivo
    • 21/22
    • 22/23
    • 23/24
    • 24/25
  • GIAE


Floresta Autóctone

Preparação de um canteiro pelo 10ºB

Arregaçando as mangas com entusiasmo, no passado dia 31 de janeiro os alunos do 10ºB, acompanhados pela Diretora de Turma, estiveram a preparar o terreno na nossa escola, para a plantação de diversas espécies da nossa flora autóctone. A presente fase de plantação terá lugar mais à frente, com a colaboração dos colegas do primeiro ciclo.

Esta atividade, surge no âmbito da construção de um canteiro com espécies da nossa flora nativa, integrado no Projeto GOMA / Academia de Ciências Gomes Teixeira. Os trabalhos têm ainda a colaboração da Câmara Municipal e das turmas do oitavo ano, que já efetuaram algumas plantações.

Num mundo onde a perda da Biodiversidade ameaça a sobrevivência da espécie humana, renaturalizar é preciso. No esforço pela renaturalização, a nossa escola não quer e não pode ficar de fora… 

gggg.png​​​​​​​


Floresta autóctone…

…muito mais do que árvores!

Homenageando a nossa floresta autóctone, rica e biodiversa, iniciou-se este ano letivo a renaturalização de alguns dos espaços exteriores da escola. A iniciativa, no âmbito do Projeto GOMA / Academia de Ciências Gomes Teixeira, teve o contributo entusiasmado dos alunos dos quartos e oitavos anos de escolaridade, bem como da turma B do décimo ano.

Portugal é ponto de encontro de três regiões biogeográficas – macaronésia (ilhas atlânticas), eurosiberiana e mediterrânica. Aliado a este facto, sendo Portugal um país do sul da europa, escapou aos efeitos dramáticos da última glaciação que extinguiu muitas das espécies presentes noutros territórios europeus. A flora nativa, indígena ou autóctone de Portugal, é pois das mais ricas da Europa.

Os trabalhos envolveram a prepa.jpgaração do terreno e a eliminação de espécies exóticas, algumas invasoras, com o precioso contributo dos jardineiros da câmara municipal. Envolvendo as disciplinas de Estudo do Meio, Oficina das Ciências e Cidadania e Desenvolvimento, aos alunos coube a tarefa de investigação sobre as espécies a privilegiar na plantação, com destaque para as existentes no concelho de Armamar. Aos alunos coube ainda a tarefa de plantação. Futuramente serão os alunos a fazer a manutenção.

Com continuidade nos próximos anos, o projeto pretende plantar muitas dezenas de espécies autóctones, algumas delas raras no contexto nacional, mas ainda presentes no concelho de Armamar - árvores, arbustos e lianas, várias delas produtoras de frutos, verdadeira delícia para a passarada, mas também ervas, muitas delas aromáticas, capazes de atrair insetos polinizadores. As plantas autóctones a instalar serão fonte de alimento, abrigo e local de reprodução de muitos animais, também eles nativos, com quem interagem e trocam favores há muitos milhões de anos. Os canteiros alvo de intervenção integrarão o Jardim Botânico Gomes Teixeira, em desenvolvimento.

Num mundo onde a perda da Biodiversidade ameaça a sobrevivência da espécie humana, renaturalizar é preciso. No esforço pela renaturalização, a nossa escola não quer e não pode ficar de fora…

b.jpgc.jpgd.jpge.jpgf.jpgi.jpgg.jpgh.jpgj.jpg


GIAE Online

GIAE Online

Projetos

Links úteis

Email Institucional

Educação Especial

Projeto + Saúde

Letras em Armamar

Biblioteca Escolar

O Sabor das Letras

Contacto

Endereço: Bairro de Santa Bárbara

5110-123 Armamar

 

Telefone: 254 855 290 / 254 855 663

Secretaria: 927 997 566

Direção: 927 997 563

FAX: 254 851 473

 

Email: agr.escolas.armamar@gmail.com

secretaria.esc.armamar@gmail.com

Inforabreu © 2022

  Log in
  • Home
  • Agrupamento
  • Alunos & EE
  • Concursos
  • Atividades & Projetos
  • Contacto
  • Arquivo
  • GIAE